Mobirise


Metodologia

Sobre os Objetivos do Curso de Robótica RoboKids

A partir da abordagem simples de aprender se divertindo, estamos apresentando e ensinando a crianças e jovens como funcionam os robôs e artefatos automatizados, como braços robóticos, microcontroladores, sensores, motores e atuadores.

Nas aulas são ministrados conceitos de eletrônica, física, eletricidade e matemática, bem como informática e tecnologia. As habilidades manuais são exploradas na montagem mecânica dos robôs, onde os alunos utilizam chaves de fenda, alicates, porcas e parafusos na montagem. A partir de um laboratório de eletrônica eles podem simular usando microcontroladores baseados no projeto Arduíno, o comando, leitura e atuação dos sensores, motores e atuadores, que irão utilizar nos projetos robóticos.

Como o objetivo é apresentar a tecnologia e despertar o interesse, todas as experiências são de resultado imediato, não se prendendo ao ensino profundo de nenhuma das matérias acima. Se prioriza, sobretudo, o prazer do aluno em partir de kit totalmente desmontado e chegar ao final, com o mesmo executando tarefas de forma autônoma ou controlado por smartfones ou dispositivos de controle via bluetooth, e poder dizer: “fui eu quem fiz!”.

Os alunos do projeto piloto, que começaram o curso em Março de 2013, ao final do ano já montavam e programavam (usando ferramentas adequadas a faixa etária) carrinhos para competição de sumô, futebol, seguidores de trilha, solução de obstáculos, drones para filmagem aérea e robôs humanoides que lutam e dançam.